GESTAÇÃO SEMANA A SEMANA

da Revista da Folha

A duração média da gravidez, calculada a partir do primeiro dia da última menstruação, é geralmente de 280 dias ou 40 semanas. A data provável para o nascimento é só uma previsão; menos de 5% dos bebês nascem no dia exato.

1º TRIMESTRE
uma grande alegria, seguida de mal-estar e incertezas

1ª semana
A camada interna do útero se prepara para o óvulo, que é liberado e começa a migrar pela trompa de
falópio. A temperatura média do corpo tende a
aumentar em 1ºC no período de ovulação.

2ª semana
É quando acontece a fecundação: o óvulo fecundado divide-se em duas células, depois em quatro e assim sucessivamente. Esse conjunto de células é chamado de mórula. Podem ocorrer sangramentos quando o óvulo se infiltra na parede do útero, mas são normais, se pouco intensos.

3ª semana
Ovo cerca de uma semana após a fecundação, o ovo está implantado no endométrio, o revestimento uterino.

Mulher inicia-se a formação da placenta, que, ao final da gravidez, pode pesar até 400 g.

4ª semana
Ovo começa a se dividir em três tecidos, que vão formar partes diferentes do corpo.

Mulher atraso menstrual que denuncia a gravidez (em alguns casos, uma secreção violácea substitui a menstruação).

5ª semana
Embrião o ovo, que mede 2 mm, passa a ser chamado de embrião. As partes inferiores e posteriores já são evidentes. Uma faixa nas costas está se curvando para formar o futuro tubo neural. O embrião assume a conhecida forma de C.

Mulher as unhas podem ficar mais resistentes por causa das alterações hormonais.

6ª semana
Embrião o coração, um tubo minúsculo, pode começar a bater. O feto mede entre 2 mm e 4 mm.

Mulher começa a se sentir mais cansada e sonolenta, tem enjôos, náuseas, desejos por alguns alimentos, repulsa por outros.

7ª semana
Embrião já é possível ver a íris, as narinas e uma perfuração que resultará na boca.

Mulher uma fina camada coagula, fechando a passagem no colo do útero, que só se romperá no início do trabalho de parto.

8ª semana
Embrião já apresenta membros e tem início a formação dos dedos de mãos e pés. Mede entre 5 mm e 13 mm, peso de 0,8 g
(equivalente a um grão de arroz).

Mulher já espesso, o endométrio faz com que o útero comece a aumentar.

9ª semana
Embrião a cauda do embrião encolhe, mas a cabeça ainda é grande em relação ao corpo; os olhos continuam cobertos pela membrana palpebral.

Mulher o ápice do HCG, o hormônio da gravidez, que acontece nesta fase, provoca algumas mudanças, como a pele mais lisa e o cabelo menos oleoso.

10ª semana
Embrião Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a
cada minuto. O coração embrionário está completamento desenvolvido.

Mulher o crescente nível de hormônios continua provocando mudanças no corpo da mulher, como gengivas sensíveis.

11ª semana
Feto a cabeça é a metade do comprimento do corpo, porque o cérebro cresce antes. Medidas médias: 44 mm a 60 mm; peso, 8 g (equivalente a um biscoito).

Mulher costuma sentir mais calor, por causa do aumento do volume de sangue no corpo.

12ª semana
Feto a cabeça é a metade do comprimento do corpo, porque o cérebro cresce antes. Medidas médias: 44 mm a 60 mm; peso, 8 g (equivalente a um biscoito).

Mulher costuma sentir mais calor, por causa do aumento do volume de sangue no corpo.

13ª semana
Feto praticamente prontos, começa a fase de maturação dos órgãos internos. Ele começa a urinar o líquido amniótico que engole. A urina fica no próprio líquido, renovado completamente em três horas.

Mulher os hormônios estão se estabilizando, e a mãe começa a
se sentir mais equilibrada e cheia de energia.

2º TRIMESTRE
a melhor fase: tranquila e sem enjôos

14ª semana
Feto surge a lanugem, uma espécie de pelugem protetora que cresce em todo o corpo.

Mulher o coração bate mais forte e mais rápido para bombear um volume maior de sangue no corpo.

15ª semana
Feto cílios e sobrancelhas se desenvolvem nessa
fase, e os braços já podem dobrar nas articulações.

Mulher as medidas da mãe aumentam com mais visibilidade. Está na hora de comprar roupas especiais para gestantes.

16ª semana
Feto tem, em média, 15 cm e 80 g. Se for menina, os ovários descem do abdômen para a pelve; 5 milhões de óvulos são formados nessa fase.

Mulher o seio cresce mais, porque começa a produção de leite. No total, o sutiã aumenta dois números.

17ª semana
Feto os músculos faciais permitem que ele faça algumas caretas, como abrir a boca e ficar vesgo.

Mulher a pressão sanguínea aumenta, e a gestante pode ter sangramentos no nariz e na gengiva.

18ª semana
Feto já é capaz de escutar o som do próprio coração e do sangue que corre no cordão umbilical.

Mulher no geral, é neste período que a maioria das mães começa a sentir os primeiros movimentos, como pontapés e cotoveladas.

19ª semana
Feto os movimentos agora são conscientes, ele muda de posição e pode responder a estímulos externos, como luz e som.

Mulher o ganho de peso começa a influenciar a postura e a mulher tem mais dificuldade para manter a coluna ereta.

20ª semana
Feto já tem cerca de 16 cm e pesa aproximadamente 260 g.

Mulher começa agora (e vai até a 27ª semana) o melhor período da gravidez, sem as náuseas do início nem o cansaço do fim da gestação.

21ª semana
Feto mede cerca de 18 cm e pesa 300 g.

Mulher os seios começam a produzir o colostro, o primeiro leite materno, rico em proteína e minerais, que alimentará o bebê nos primeiros dias.

22ª semana
Feto os sentidos se desenvolvem e o bebê toca o rosto, põe o polegar na boca, mexe pernas, braços e cabeça. Meninos também brincam com o pênis.

Mulher estrias tendem a aparecer a partir da segunda metade da gravidez, mas ainda podem ser prevenidas com hidratação.

23ª semana
Feto o feto mede cerca de 20 cm e pesa 450 g.

Mulher o útero já treina para o parto, com espasmos irregulares e indolores chamados contrações de Braxton Hicks, que somem quando a mulher se movimenta.

24ª semana
Feto os movimentos estão mais fortes, ele já consegue dar chutes e socos no útero.

Mulher é natural sentir azia e má digestão, já que o crescimento do bebê começa a pressionar o estômago.

25ª semana
Feto passa a demonstrar preferência pelo uso da mão direita ou esquerda. Os pulmões começam a se formar e o cérebro se desenvolve rapidamente

Mulher o útero está do tamanho de uma bola de futebol e pressiona diafragma e costelas inferiores para cima, deslocando o estômago.

26ª semana
Feto apesar de ainda bastante magro, já acumula gordura no subcutâneo e começa a engordar.

Mulher a movimentação do feto provoca dores, aliviadas quando a gestante se deita de lado.

27ª semana
Feto já tem 85% de chance de sobreviver fora do útero da mãe, mas sua gordura corporal é insuficiente para deixá-lo aquecido e teria de ficar em incubadora.

Mulher a taxa de colesterol aumenta, já que ele é necessário à produção de hormônios, como a progesterona.

3º TRIMESTRE
a reta final: muito peso e ansiedade pré-parto

28ª semana
Bebê o cérebro está desenvolvendo as dobras de um cérebro normal.
Do lado de fora, os cabelos estão mais compridos. Medidas médias: 25 cm;
peso de 1,1 kg.

Mulher um exame vaginal pode avaliar as condições de dilatação do útero.

29ª semana
Bebê os olhos se abrem por curtos períodos. Medidas aproximadas: 26 cm e 1,25 kg.

Mulher o útero pressiona os órgãos, principalmente a bexiga, aumentando a vontade de urinar com frequência (principalmente à noite) e a secreção vaginal.

30ª semana
Bebê já sente a movimentação do útero, quando a mãe tem as contrações de Braxton Hicks. Mede em torno de 27 cm e pesa 1,4 kg.

Mulher neste período, aumentam as chances de ocorrência de um parto prematuro.

31ª semana
Bebê o aparelho respiratório está desenvolvido e os órgãos internos estão praticamente maduros.

Mulher a contração dos músculos de sustentação das costas, que se preparam para o parto, provoca dores.

32ª semana
Bebê se estiver de ponta-cabeça, seus pés podem pressionar as costelas da mãe, provocando desconforto.

Mulher para amenizar tais indisposições, procure sentar-se com a coluna reta.

33ª semana
Bebê tem cerca de 30 cm e peso em torno de 2 kg.

Mulher como o bebê cresceu bastante, o útero tende a comprimir os pulmões e é normal que a mãe sinta falta de ar e tonturas, de vez em quando.

34ª semana
Bebê começa a se posicionar, procurando a melhor forma de encaixe para o nascimento.

Mulher a movimentação provoca dores na virilha e dificulta a circulação sanguínea, causando inchaços.

35ª semana
Bebê tem cerca de 33 cm e 2,55 kg.

Mulher repita os exames de sangue; eles checam a saúde da gestante e, em casos de cesáreas, se ela está preparada para a cirurgia.

36ª semana
Bebê a cabeça já ocupa a posição correta, na região inferior do útero. A tendência é engordar 28 g por dia.

Mulher em casos de posição desfavorável do bebê ou de problemas médicos da mãe, a cesárea pode ser marcada a partir desta semana.

37ª semana
Bebê o sistema nervoso está pronto. Como o espaço no útero ficou pequeno, a movimentação também é menor.

Mulher agora que o bebê está na posição e se prepara para descer, o mal-estar da mãe diminui.

38ª semana
Bebê pronto para nascer, pesa de 2,9 kg a 5 kg e tem em média 50 cm.

Mulher não confunda as contrações de Braxton Hicks com as “verdadeiras”, que indicam o início do parto.

39ª semana
Bebê não produz anticorpos e, até os seis meses, vai se defender com os que recebeu da mãe via placenta.

Mulher aproveite para praticar exercícios de relaxamento e respiração durante as contrações de Braxton Hicks.

40ª semana
Na primeira gestação, o trabalho de parto dura, em média, oito horas. Os primeiros sinais são a perda do tampão mucoso, que pode ter aspecto
sanguinolento, e o aumento progressivo das contrações (duram até 40 segundos). Avise o médico e vá para a maternidade após as primeiras evidências.

  • Dicas
  • Se sentir náusea, não fique de estômago vazio. Tente beliscar durante o dia e, para não engordar, prefira bolachas de água e sal, balas de menta. Outra opção é chupar limão ou mascar gengibre
  • Para evitar os enjôos matutinos, produzidos pela hipoglicemia, coma algo doce antes de se levantar da cama pela manhã
  • Tome sopa de semolina, um excelente prato para o começo da gravidez. Rica em vitaminas e minerais, se feita bem espessa, ajuda também a prevenir a náusea
  • Para combater a prisão de ventre, beba muita água e faça uma dieta rica em verduras (principalmente em folhas). Use muito azeite, porque ajuda no trânsito intestinal
  • Se você já sofre de constipação antes da gravidez, é provável que esse quadro piore. Para ajudar, coma três ou quatro ameixas secas, ao acordar ou no final da tarde
  • About these ads

    72 Respostas so far »

    1. 1

      Glaucielle Saldanha de Sousa disse,

      Adorei essa página, assim eu posso saber, mais ou menos como está o meu bebê,
      Tenho 19 anos e sou mamãe de primeira viagem

      • 2

        arquivom disse,

        Nossa, que mamãe novinha ! De quantos meses vc está?
        Vou adorar ter vc aqui sempre e quero que vc me deixe informada sobre como vc e o bebe estão passando.
        abraços

    2. 3

      Darfny Rayane disse,

      Oiii adOreii esSa paGina tenhO 17 anOs e Estou gravida de 4 meseS … :)

    3. 5

      vivian disse,

      Gente do Céu amei essas informaçoes…me senti mais orientada e segura , apesar de não ser mãe de 1° viajem acho que tinha esquecido de algumas coisas rsrsrsrs.
      Bom de qualquer forma valeu gente!!!
      Um bjo enorme a todos e fikem com Deus!

      • 6

        arquivom disse,

        Oi Vivian, que bom que vc gostou. Procuro colocar aqui aquelas dúvidas que mais perseguem as futuras mamães.
        Seu primeiro filho tem quantos anos? E de quantos meses você está?
        beijos

    4. 7

      Thalita disse,

      Eu tenho 13 anos , e estou gravida de 4 mesês .
      gostei mto desta pagina , pois aprendi bastante !

      • 8

        arquivom disse,

        Trezeeeee ???????? Ganhou, é a mais novinha até agora.
        E já sabe o sexo do bebe?
        Me conta um pouco da sua história…

    5. 9

      Thalita disse,

      o sexo do bebê ainda não sei :/
      mais estou mto anciosa pra saber …
      domingo eu completo 5 mesês
      a minha historia , eu começei a namorar em outubro do ano passado , meu namorado tem 16 anos .
      no começo que eu fiquei sabendo da gravidez , eu me desesperei , minha mãe tb , ela chorou mto .
      mais hojê graças a Deus está tdo bem , ela aceitou , comprou até algumas roupinhas para o bebê , a familia dele tb aceitou bem .
      eu e ele estamos mto felizes !
      e eu estou mto anciosa tb *-*

    6. 10

      ANA KELLY disse,

      Tbm adorei as informações daqui!!!é minha 4 gestação, tenho 28 anos..a minha primeira gestação eu tinha apenas dezessete…e até agora tenho tres meninas:11,8 e 6 anos…e agora o que será meu novo bebe???rs to de 18 semanas..ai a gente fica super curiosa pra saber!!!

      continue assim amei o site!!!

    7. 11

      Julli disse,

      Oi…Adorei essa página, me esclareceu algumas dúvidas, é minha primeira gestação e estou cheia de dúvidas, estou com 6 semanas de gestação e adorei as explicações sobre o embrião, fiquei emocionada….

      Atecniosamente,
      Julli

    8. 12

      Alinne disse,

      gentii adorei o site,tenho 19 anos estou de 4 meses, mt feliz.. meu bebe mexe muito, como sou mamãe de 1° viajem estou achando tudo muito novo. meu marido está super feliz pois o sonho deli era ser pai.

      mas as dicas estão maravilhosas.

      bjus Linny

    9. 13

      vanessa disse,

      estou gravida de 7 meses adorei esse saite as explicaçoes sao otimas meu nenem vai se chamar é menino e vai se chamar Hyago sou mae de 1ª viajem estou muito ansiosa pra ter ele nos braços com a ajuda desse saite esclareci muitas duvidas espero poder me ajudar no parto so isso que é o meu maior medo tenho 23 anos e nessa hora sinto mas medo cada dia mais sei que vai sair tudo bem e agradeço a vcs pelas dicas um grande beijo vane…..

    10. 14

      mah disse,

      nossa adorei….estou gravida de 4 meses, é a minha primeira gestação, ainda nao sinto ele se mexer…..mais eu estou muito ansiosa…..e feliz….
      bjooo

      • 15

        arquivom disse,

        Parabéns !!! Acho que daqui a uns dois meses já deve começar a mexer né. Boa sorte. Daqui a uns meses espero que seja eu !!!

    11. 16

      samara do carmo disse,

      oi gente,tenho 21 anos e é minha segundo filho.Estuo muitocontente pois ja estava na hora de arrumar um irmão (a)para minha filha de tres anos e meio.gostei muito de voces…beijos no coração.

    12. 17

      kelly viana disse,

      Adorei o site e as dicas tb…tenho 19 anos e estou grávida de 4 meses do meu primeiro filho!!!
      foi dificil me recuperar do susto mas aos poucos estou me acostumando!!!

    13. 18

      Ingrid disse,

      Tenho 21 anos estou com quatro meses. tenho bastante medo que algo dê errado, estou muito nervosa,e mudança de humor muito repentino.
      É normal?

      • 19

        Maryana disse,

        Normal até demais!!! Mas fique tranquila q dará tudo certo… Lembre-se que seu estado emocional é de extrema importância para uma gravidez tranquila hein!! Beijos e uma ótima gravidez!

    14. 20

      MARCIA LUCIA FIEL disse,

      TENHO 47 ANOS FIZ UMA LAQUIADURA EM UMA DAS TROMPAS E A OUTRA FOU FEITO AMARRAÇÃO DURANTE 18 AMOS FIQUEI TRANQUILA AGORA O SUSTO ESTOU GRÁVIDA QUAIS SÃO OE RISCOS QUE CORRO ?SERÁ QUE ESTOU ENGANADA ?PORQUE MINHA BARRIGA TA CRESCENDO TANTO ?PODE SER MENOPAUSA? TENHO MEDO DE IR AO MÉDICO E ME DECEPCIONAR POIS MEU MARIDO QUER TANTO ESSE FILHO
      SEI QUE ESTOU SENDO IMATURA TO VIVENDO UM SONHO E SEI QUE POSSO ACORDAR E MINHA VIDA VIRAR PESADELO
      MAS SINTO MEXER TIVE TODOS OS SINTOMAS DE GESTAÇÃO E AINDA TENHO AS VEZES PERCO UM POUQUINHO DE SANGUE MAS PARA RAPIDINHO ESTOU COM COLOSTRONOS SEIOS
      COISA QUE NÃO TINHA ANTES ME RESPONDAM NEM QUE SEJA PARA BRIGAREM COMIGO ESPERO QUE ESSE BLOG POSSA ME ORIENTAR OBRIGADA

      • 21

        arquivom disse,

        Então, não sou médica, fiz esse blog porque também pretendo engravidar nos próximos meses e ponho aqui todas as minhas dúvidas, que acho que são as mesmas de todas vocês. beijos

    15. 22

      paula disse,

      nossa adorei o site estou gravida de sete meses sou mae de 2 e estou enpresionada como tem muita menina jovem gravida eu tenho uma de 12 anos e converso bastante com sobre esses assunto
      gostei muito do site

    16. 23

      Lara disse,

      Tenho 28 anos e esse é meu primeiro bebê. Estou com 23 semanas de gestação e já sinto ele mexer bastante! É maravilhoso saber que tem uma vida dentro de mim!
      Adorei o site como muitos outros que tenho olhado!
      Obrigada pelas informações!

    17. 24

      Tuty disse,

      4° gestação, incluindo 1 aborto… Sabe quando vc não espera e acontece… Engravidei do 3°filho e decidimos casar, com 1mês e meio de gestação perdi. Mas Deus me compensou e 4 meses depois meu 4° e último filho!!! Estou radiante, é como se fosse a 1°vez, tudo é sempre novo, novas sensações, novos enjoôs, fiquei com um pouco de medo, pois era uma gravidez de risco, mas o risco já passou, estou com 4meses de gestação e depois de 2meninos afivinhem só? Lá vem outro macho!!!! Adorei o site, tudo é ótimo e sempre descobrimos algo mais. Beijos e boa sorte pra todas as mamães…

    18. 25

      Paloma disse,

      Deferente acredito de todas não tenho filhos e nem estou gravida, mas minha madrinha esta e como eu fico meio distante dela eu acompanho as informações pelo telefone com ela e agora nesse site sei como esta o meu sobrinho que vai se chamar Murillo, ele esta com 32 semanas, sexta-feira ele entra 33º. Estou tão anciosa quanto a mãe. Tenho muita vontade de ser mãe. Parabéns pelo BLOG sem duvida esclare muita coisa.

      Ate mais…

    19. 26

      CARINE disse,

      SITO MUITO DOR DE CABECA E GRAVIDES

    20. 27

      Priscilla disse,

      Oi galera adorei o site, as dicas são ótimas. Vou entrar no 4º mês de gestação, estou muito feliz e ansiosa para saber logo o sexo do anjinho(a).
      Bjinhos

    21. 28

      Tuty disse,

      Dores de cabeça são normais na gravidez, quando muito forte é enxaqueca, é só deixar de comer frituras, cafeína e chocolates.

      Bjusss

    22. 29

      Bárbara disse,

      ameii esse pagina , muito interessante mesmo, e é exatamente o que eu passei nos meses anteriores, e o que estou passando agora.
      estou de 6 meses. Meu bebe é um menininho vai chamar Murillo.♥
      tenho 17 anos , vou ter ele em agosto. estou muitoooo feliz. obrigada pelas informaçoes.

    23. 30

      Bárbara disse,

      Se puder tire essa duvida,
      eu cai de costas no chao. sentei em uma cadeira sem o pézinho de tras e cai.,
      prejudica o bebe? estou de 6 meses e fiquei um pouco preocupada,na hora de durmir sentia ele mais encima,(talvez fosse uma cisma) uma sensaçao diferente. Hoje ja senti ele chutar bastante, normal como antes.

    24. 31

      Ivana disse,

      Oiii… amei esse site!! Sou mamae de primeira viagem, tenho 26 anos e estou mt feliz!! Sempre quis ser mãe, mas sou mt medrosa. Nem penso no parto ainda pq tenho mt medo de tudo! Estou na 13° semana e já na curiosidade de saber o sexo. Tb não sinto ainda o bebe mexer, mas ainda tenho mts desconfortos como nauseas, dor de cabeça e sono. Mas sinto que aos poucos estao indo embora…
      Sempre amei comer doces, uma coisa interessante é que agora só tenho vontade de comer coisas salgadas…hehe
      Adorei o blog! Parabéns pela iniciativa!!
      Bjuus

    25. 32

      Giseli disse,

      Após 12 anos estou grávida de meu 2º filho, estou sendo mãe de 1ª viagem novamente, cheia de medos e dúvidas, adorei todas essas informações e dicas.
      Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!!
      Atenciosamente…

    26. 33

      Camilla disse,

      olá meninas, nossa, vejo que naum só eu mais todas as gestantes vivem cheias de duvidas…rsrs..ainda bem que existem blogs como esse para nos tranquilizar um pouco mais……tenho 22 anos, meu primeiro bebe, muito feliz e cheia de medos!!!!
      estou de 15 semanas, barrigão crescendo a cada dia q passa!!!!
      bjs meninas….e muita saúde para nós e para os babys!!!!

      • 34

        arquivom disse,

        Parabéns a todas as gravidinhas. Eu ainda estou na espera da visita da cegonha, mas acho que vai ser esse ano ainda.
        Por enquanto fico só na busca de informações importantes pra vcs. Torçam por mim. Beijos !!!

    27. 35

      chara disse,

      olá, adorei esta pagina, tenho muitas duvidas, estou gravida de 8 meses vou fazer parto cesárea, estou morrrrrrendo de medo, é minha 4ª gestação, mas todos os outros foram parto normal, agora vou fazer laqueadura, meus filhos tem 19 menino e se chama Paulo, Carolina tem 17 anos e Mariana tem 14 anos, este bebê que é um menino seu nome será Guilherme, nos pegou de surpresa, fiquei muito confusa no começo mas ja passou agora ele é aguardado com muita alegria por todos, ja fiz 2 cirurgias de varizes e 3 anos apos o nascimento da ultima a Mariana fiz Perineo pois ela nasceu com 53 cm e 4 kg e meio, acabou comigo…..minha duvida é porque alguns medicos não indicam a laqueadura na hora do parto e sim 6 meses apos o nascimento do bebê, se eu fizer na hora pode prejudicar o bebê em alguma coisa???? bjs

    28. 36

      Suélen disse,

      Olá, tenho um menino de 2 anos e agora estou grávida de gemeas, duas meninas, estou com 26 semanas e louca pra ver a carinha delas…
      boa sorte a todas.
      bjo

    29. 37

      damaris disse,

      Óla, tenho 25 anos e sto no 3º mes, adorei todas essas informações, eu estava mesmo a precizar delas. Sera q não tem nada, pra pelo menos minimisar a constipação, como disse, a tendencia e de aumentar se ja tiver antes de engravidar. Meu deus passo muito mal as noites, e sera q o meu bebe nao vai nascer com contipacao tambem? Muito obrigada, stava mesmo crua na materia visto q e o primeiro filho.Bjjjjjjjjjjjjjjj

    30. 38

      Thais disse,

      Oie, Tenho 20 anos estou na minha primeira gestação e estou de 4 meses ainda não sei o sexo mais ja mexe desde dos 2 meses ..Estou muito feliz adorei o site!
      bjs

    31. 39

      Lilian disse,

      Olá ! estou muito feliz por encontrar tantas esperiencias diferentes e um blog que nos ajuda a esclarecer muitas duvidas, eu sou hoje mãe de 2 meninos, um falecido a 10 meses com apenas 7 anos e meio, mais Deus sabe o que faz, nós é que não sabemos, o outro tem 12 anos e agora estou gravida de 6 meses de uma linda menina que Deus está realizando um sonho que sempre tive, obrigada pelas dicas vão me ajudar muito, bjs a todas Obrigada.

    32. 40

      Juliana disse,

      Oieee tmb gostei muito dessa pagina
      estou gravida de 5 meses e tenho 18 anos e adorei ver essas informaçoes.

    33. 41

      Monica disse,

      oi.. gostei muito das informações.. sou mae de primeira viagem e é muito bom saber e imaginar o que esta acontecendo com meu baby e comigo…
      adorei saber que os enjoos vão passar!!! :)
      abraços a todas as mamães…

    34. 42

      Ju Lúcia disse,

      Amei esta página. To com 21 semanaa.E tá tudo muito tranquilo!!!

    35. 43

      Sempre venho aqui pra acompanhar semana a semana o que está acontecendo comigo e com meu baby. Já estou na 32 semana e sei que vai ser um menino, Samuel. Realmente tudo que está escrito ai aconteceu comigo, mas estou um pouco adiantada com as tonturas e falta de ar. Acho que está bem pesado e minha coluna está sofrendo mt. Mas nunca durante toda gravidez até agora precisei levantar a noite pra ir no banheiro e durmo tranquila, graças a Deus! Mes que vem estarei eu lá na maternidade pra ter meu bebe por cesarea, tb estou com medo, mas nao penso mt!
      Bju a todas mamaes e mt saude pra nossos bebes!

    36. 44

      gloria nunis disse,

      sempre estou em busca de algo pra tira minhas duvidas tenho 37 anos estou grávida pela primeira vez estou com 13 semanas sempre que sinto algo vou correndo pesquisa que bom encontrei o que eu queria bjuss.

    37. 45

      Miriã disse,

      Ola
      Descobri que estava gravida tem apenas uma semana ,as vezes mi sinto muito estranha e feliz …Fico mi perguntando com deve estar meu bebe então entrei nessa pagina e simplismente adorei !!!Tenho 20 anos e tenho muito medo de meu bebe tenha alguma deformação ou probllemas futuros , mais sou saudavél minha mãe teve 7 filho todos lindos e saudaveis ,mais sempre fica em mi esse medo .
      bjos
      GRATA pela atenção

      • 46

        alex disse,

        miriam ! boa noite eu li sua pergunta e fiquei supreso de lê. lhe comunico que nao vai acontecer nada de deformação no bebe, pode ficar tranquila que vai ficar saudavel que nem a mae !!!! e outra duvida visita sempre o seu medico !!

    38. 47

      Paula disse,

      Oi!!! eu tenho 28 anos e sou mamãe de 1° viagem, estou gravida de 19 semanas e com certeza esse site esclarece muitas duvidas q acho q todas nós temos, e procuro ler tudo sobre a minha gestação…rsrsrsr, porq será q a gente fica assim tão ansiosa né? o meu bb é um menino e o nome dele é Arthur, e eu sinto ele mexer muito, só o papai dele q não,porq todas as vezes em q ele está chutando e mexendo muito….quando ele põe a mão na minha barriga o Arthur para de mexer e fica quietinho não mexe de jeito nehum a gente conversa com ele mais não adianta ele parece não gostar de q alguem coloque a mão na minha barriga, acho q ele vai ter a personalidade forte da mãe…rsrsrsr, amo demais o meu filhote…ele foi muito desejado e esperado, bjs a todas as futuras mamães e q os nossos bbs venham com muita saúde…

    39. 48

      sabrina disse,

      estou gravida de 7 semanas mas nao consegui ver oembriao na eco é normal

    40. 49

      sheila disse,

      gosto mto de visitar este site pois as informaçoes sao mto boas, e me ajudam bastante! estou de 33 semanas de gravidez e estou ficando ansiosa pois ta quase perto!!!!!

    41. 50

      Geysa Cabral disse,

      Gostei do site, tenho 23 anos e estou tendo relações sem usar métodos para evitar filhos. Estou sentindo que estou engordando um pouco, minha irmã diz que está achando minhas costas encurvando, não sinto nada, nenhum sinal de gravidez, como enjôos e a mestruação veio com muitas dores. Sei de casos de mulheres que engravidaram, mas continuaram a sangrar até o 5º mês. Quero fazer o teste de farmácia. Queria alguma orientação. Ficarei muito grata. Obrigada.

    42. 51

      Madalena Q Ferreira disse,

      Ola amei este site. Tenho 34 anos e estou gravida de 8 semanas, é a minha primeira gravidez, estou tendo muito enjo, me de uma dica de como diminuir esse enjoo. desde já muito obrigada

    43. 52

      Teonila teo disse,

      olá, sou a Teo estou grávida, estou na minha 2 grávides estou na 38ª semana já sinto as contrações, quase já não consigo dormir pela noite, o interessante e que de meu 1 filho não sentia nada disso, fico um pouco preocupada será que e porque já estou com 40 anos ?. a minha 1ª grávides so sentir enjou nos tres primeiros meses, Agora do Carlos Daniel esta sendo práticamente os nove meses de engool, acordo pela manha vomitando, mas mesmo assim estou ansioza para ver o rostinho de Meu Bebe, está tudo bem com meu filho.

    44. 53

      Elizabete Soares disse,

      adorei o conteúdo desta página, muito informativo, tenho 17 anos e um bb de 1 ano e 3 meses e estou grávida novamente , em torno dos 3 meses mais ou menos…

    45. 54

      Dayana Olimpio disse,

      Ain.. Adorei as infromaçoes postadas aqii.
      Tenho 23 anos e estou gravida pela primeira vez. Feliz porem nervosa e ensegura sobre algumas coisa, e o qee li aqii hj me abriu um pouco a cabeça.
      So ternho uma duvida e gostaria muito de resposta.
      É qee estou com 18 semanas,e minha barriga qaze naum aparece, sou uma “falsa magra” e ja estou preucupada,sei la sera alimentaçao ou o qee entao?
      Ufa…
      BjOos

    46. 55

      Geovana silva disse,

      Ameei o conteudo deste saite, pois explica tudo direitinho desde as primeiras semana.. Bom eu estou gravida de 5 semanas e tenho 15 anos.. estou muiito feliz tirando o mal estar e dor de cabeça maiis espero q venha uma menina, se for menina vai se chamar Piettra ou Aghata.

    47. 56

      Rita disse,

      adorei o site, tenho 36 anos, tive um aborto aos 23, parei a cinco dias de tomar anteconcepicional to doida pra engravidar.

    48. 57

      silvia disse,

      Oi meu nome é silvia, gostaria de saber se pela ultrason dar p saber realmente o tempo de gestação…é que tenho dúvidas e as pessoas falam que minha barriga está grande p 6 meses.

    49. 58

      Aminata disse,

      ola.. estou gravida de 15 semanas minha barriga ainda esta muito pequena quase ninguém acredita que estou gravida. meus seios cresceu muito.. também sou magrinha tenho 21 anos emagreci ainda mas com essa gravidez devi estar a pesar uns 42 quilos.. fico muito preocupada mas medico disse que está tudo bem com o bebe

    50. 60

      Paula Linda disse,

      Ola, estou com 23 semanas,ou seja 5 meses e 13dias, estou muito feliz…… minha nenem meche bastante e vai se chamar Wellen Paloma, na verdade o medico disse q é menina,mas vou fazer ma morfologica e ai terei a certeza, mas se por acaso ñ for, amarei do mesmo e tbm ja tenho um nome pra ele. bjsssss e boa sorte toooodassss
      bjs nas barrigas de voces.

    51. 61

      mariana disse,

      ola eu acabo de fazer 19 e já estou com 20 semanas estou um pouco nervosa com relação ao parto, mas muito feliz , e gostaria de saber se é comum n ganhar peso ate agora?
      Estou um pouco preocupada apesar de comer bastante n consigo sair dos 47 quilos.

    52. 62

      Ludmyla disse,

      Parabéns adorei a pagina tenho 18 anos to gravida de 3 meses
      Gostei da pagina pelas informação bem detalhadas ! Boa

    53. 63

      Joenes disse,

      estou com 37 semanas e sinto muitas colicas e a barriga chega emdurecer sera que meu parto esta perto????

      • 64

        Paula Linda disse,

        Olha Joenes,no meu caso minha bebe nasceu de 36 semanas,com 7 meses e 29 dias,senti por duas vezes uma colica mas nas costas ao inves do abdomer,mas ñ se preoculpe,porque quando for a hora vc sabera,eu que minha bebe nasceu antes do tempo,assim que eu senti as contrações que são bem parecidas com colicas eu ja sabia que ela iria nascer antes mesmo do medico me dizer,mãe que é mãe sente,olha e minha barriga baixou,ela ñ endureceu ñ. Mas cada caso é um caso,desculpa te responder agora ta…concerteza vc deve ta em casa babando seu bebe como eu… bjssss e tuuudo de bom

    54. 65

      priscila disse,

      Amei essa página, me deixa mais tranquila em relação a mim e ao meu filho ja que serei mãe de primeira viagem, um filho tão esperado depois de um longo tratamento de câncer, mau vejo a hora de ver o rostinho dele ou dela, estou de 5 semanas. bjssssss

      • 66

        Paula Linda disse,

        Nossa Priscila que bom que vc gostou…eu tbm viu…. nossa que bom pra vc….te desejo tudo de bom que DEUS continue te abençoando sempre e quando seu bebe nascer posta aqui avisando…minha Ellen ja nasceu…nossa minha primeira filha… linda..pense na mae coruja que sou eu bem assim sera vc kkk bjs

    55. 67

      Maele Oliveira disse,

      adorei essa página, tenho 18 anos e terça feira completo 7 meses de gestação, é uma menina e vai se chamar Ana Letícia, minha irmã não gostou do nome mais eu amei e meu marido tbm, tô mto anciosa pra ver ela logo e poder pegar ela no colo, a minha bonequinha *-*

    56. 68

      Maryana disse,

      Oi gente,

      Gostei muito dessa páginaporque assim poderemos trocar experiências e falar dos nossos bebês. Fiz uma ultra morfológica semana passada e estou de 23 semanas. Meu bebê já está com 608g e bem sapeca. Mas que sensação maravilhosa. Vi o rostinho dele :) e ainda continuo babando , imaginem quando nascer!! beijos.

    57. 69

      monica de paula disse,

      Adorei,tirei minhas dúvidas.

    58. 70

      Elisângela disse,

      Adorei esse blog, tenho 31 anos e estou grávida do meu segundo, tenho uma filha e agora estou com 8 meses de gestação de um menino. Ela vai fazer 2 anos em agosto e ele tambem nasce em agosto.
      Para quem tem dificuldade para engravidar ai vai a minha dica: Não desista de seusu sonhos, seja fiel ao Senhor Jesus Cristo, pois eu tinha prob. para engravidar não ovulava e sem ovular não engravida, e Hoje para Honra e Glória do Senhor estou no meu segundo milagre.

    59. 71

      também amei…..faz uma semana que descobri que estou gravida do meu primeiro filho, tenho um pouco de medo, mais todos estão muito felizes,essa criança é uma benção para a minha familia.

    60. 72

      Carine disse,

      Oi adorei esta pagina.! Bem tenho 25 anos e estou gravida de 31 semanas do meu primeiro filho, um menino e vai se chamar Gabriel. E será um presente um milagre de Deus, pois a 2 nos descobri que sofria de menopausa precoce, fiz tratamento hormonal durante este período engordei mas de 20 kl, e já estava desanimada, já estava perdendo minhas esperança, mas Deus é mas e ele nunca abandona seu filho.


    Comment RSS · TrackBack URI

    Deixe uma resposta

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

